_O conceito da newsletter (hospedada em https://lambelambe.substack.com) surgiu de uma cuidadosa pesquisa de campo, com entrevistas com profissionais da área e tutores, visitas a feiras e negócios. O chamado mercado pet (comidas, serviços veterinários e de cuidados gerais, brinquedos etc) cresce exponencialmente a cada ano: em 2023, o crescimento foi de 14% em relação ao ano anterior, com um faturamento total de R$ 68,9 bilhões. Cães representam boa parcela desse mercado: são quase 68 milhões de cães em lares brasileiros, o segundo maior grupo (atrás de aves), mas o que concentra mais da metade do faturamento do setor. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial, atrás apenas de EUA e China.
Nesse contexto, há um grande público que busca fontes confiáveis de informação em um mercado em acelerado crescimento e constante evolução. Uma newsletter com informação relevante, comunicada de forma objetiva e bem-explicada tem bastante espaço para crescer nesse panorama.
_O nome criado inspirou também a identidade visual, que é baseada na estética de cartazes Lambe-lambe. É uma arte de rua com impressão tradicional e de baixo custo, que usa cores vibrantes, e processos e técnicas como serigrafia ou estêncil. É um ícone da informação imediata e informal, o que tem tudo a ver com o conceito editorial da newsletter, com textos ágeis, que usam um tom de proximidade com o leitor e que trazem informações de qualidade, explicadas de maneira simples, objetiva e com bom humor.
_Na seção LambeLambe do mês, leitores mandam fotos e contam um pouco de seus doguinhos. É criada uma arte exclusiva e conta-se a história da amizade dos tutores com seus doguinhos. É uma seção de grande engajamento e audiência, tanto na newsletter quanto no Instagram.